quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Terminologia no Andebol

TERMINOLOGIA



Atacar a bola: acção de pressionar o jogador portador da bola.



Ataque estático: organização da equipa atacante sobre uma formação defensiva plenamente assente e firme no terreno de jogo


Ajuda defensiva: acção pela qual um jogador abandona sua posição nas funções defensivas para evitar a entrada de um rival(impar) por uma posição próxima


Bloco: acção defensiva pela qual os jogadores de campo na defesa repelem com corpo braços e mãos o remate do rival



Bloqueio: utilização por parte do jogador atacante do corpo sem bola dificultando o deslocamento do companheiro com a bola



Trocas ataque-defesa: situação de jogo em que os jogadores específicos para a defesa ou no ataque saem do terreno de jogo para ocuparem posições especificas.



Circulação: acção de levar a bola entre os companheiros de um extremo a outro extremo do ataque.Na base desta circulação se realizam as combinações atacantes(ofensivas)



Contra-ataque: passe directo da bola desde o guarda-redes até aos extremos antecipando-se ao recuo defensivo da equipa rival e com a intenção de criar um contra um entre os extremos e o guarda-redes da equipa rival.


Canto: acção atacante que resulta quando o remate é desviado por um jogador de campo na defesa e a bola vai pela linha do fundo .Neste caso, a equipa atacante recomeça o jogo com o lançamento de campo e o pé deve ser colocado no vértice do campo. Se for o guarda-redes que desvia a bola do remate do contrário não existe canto e a posse da bola pertence á equipa que defende.


Cruzamento: combinação atacante com troca de lugar do portador da bola com o objectivo de perturbar o sistema defensivo ou provocar uma situação de superioridade numérica para que um companheiro finaliza com mais facilidade.

Defesa 6-0:Sistema defensivo de BASE no andebol, iniciado pela escola romena em 1954, formação defensiva segundo a qual a equipa que defendesitua-se e todos os seus componentes sobre a linha de seis metros.

Defesa 5-1: Sistema defensivo na qual a equipa que defende adianta um dos seus elementos, que se situa á frente da defesa no centro até aos 9 metros para dificultar a circulação da bola e a finalização do ataque na zona central .

Defesa 3-2-1:Sistema defensivo na qual a equipa que defende coloca os seus atletas na zona da defesa em 3 linhas :3 atletas sobre os 6 metros, dois atletas entre os 7 e os 9 metros, e um atleta mais á frente, formando um triangulo, com objectivo de dificultar a circulação da boa, remates da 1ª linha e recuperar a bola para o ataque rápido.

Defesa mista: Sistema defensivo de base zona, com um ou dois defesas fazendo marcação homem a homem e aplicada em situações de superioridade numérica defensiva ou situações de resultado desnivelado.


Defesa individual: formação pela qual cada um dos defensores marca o seu directo atacante e o segue por todo o campo. Modelo de defesa circunstancial e utilizada em situações especiais de resultados desfavoráveis em terminus de jogo.

Superioridade numérica absoluta: quando uma equipa tem um jogador a mais ou decisão arbitral ,punindo o adversário com exclusão temporária ou definitiva(expulsão)

Superioridade numérica relativa: quando uma equipa em igualdade numérica, consegue através da circulação de jogadores ou através de combinações atacantes , ganhar superioridade numérica sobre a defesa contraria.



Desqualificação: a desqualificação é a consequência de três exclusões, pudendo ser também directa. Los dos tipos de desqualificação deixam a equipo infractora com um jogador menos durante dois minutos. Uma vez finalizado este tempo recupera a totalidade de seus jogadores.

Exclusão temporária: acção punível que sobrepõe a permissibilidade regulamentar que, por sua dureza, se castiga com a exclusão do jogador que realiza dita acção durante dos minutos, por o que sua equipa deverá jogar com um homem menos. Um mesmo jogador só pode receber numa partido duas sanções de dois minutos, a terceira será considerada como desqualificação

Expulsão: desqualificação directa de um jogador por una acção anti-desportiva. Para a equipa que recebe a sanção se considera muito grave, o jogador que tenha sido castigado não pode volver ao terreno de jogo, nem pode ser substituído por nenhum outro jogador.

Driblar: manobra de engano pela qual o atacante intenta superar a seu adversário mediante o controle da bola.






Fixar o defesa: acção pela qual o atacante intenta mobilizar não só o defensor como também o defensor próximo a ele para criar um circulo na formação defensiva.



Finta: acção do jogador pela qual intenta superar a seu marcador mediante um sinal ou engano. Se utiliza a todo momento, tanto tendo a bola como não.



Rosca: jogada de habilidade em que intervém mais de um jogador que consiste em lançar a bola no ar para um segundo jogador a receba em suspensão dentro do espaço aéreo da área do guarda-redes.

Libre de nove metros: momento do jogo em que um jogador comete una acção anti-regulamentar; nesse instante, os árbitros assinalam falta, o jogo pára momentaneamente para se reiniciar com a posse de bola para a equipa contraria ao jogador faltoso.

Inferioridade numérica: momento do jogo na qual uma equipa se encontra com algum jogador menos devido a alguma exclusão.

Passe entre dois atacantes: Meio de deslocar a bola entre os atacantes, passando e recebendo a bola utilizando de preferência o passe de ombro, embora em curta distancia se faça também o passe de pulso

Recepção da boa: Meio técnico de receber um passe do colega de equipa utilizando as mãos abertas em posição paralela e na direcção da bola com os braços semi-flectidos. Recepção alta, media e baixa.

Remate em apoio : Lançamento em apoio no pé(forte) contrário ao braço de remate.

Remate em apoio no pé contrário : Lançamento em apoio no pé(fraco) do ao braço de remate.





Remate de anca: forma de lançar ea bola com os dois pés no solo e passando o peso do corpo sobre o braço do remate.

Remate em suspensão: Remate técnico com o corpo em suspensão em com o objectivo de passar o bloco defensivo ou como meio de aproximar doa baliza no ataque rápido, não podendo violar a área do Guarda-redes.

Intercepção: acção de colocar-se na trajectória do passe para conquistar(roubo de bola) a posse da bola.



Ecran defensivo: acção mediante a qual a equipa defensora coloca a vários jogadores na linha com a intenção de bloquear o ataque ou um lançamento.


Espaço de jogo: Campo rectangular com as medias de 40x20(ou dois quadrados 20x20) com áreas limitadas do guarda redes, duas balizas (3x2) tendo duas zonas de ataque contra defesa e uma zona de transição entre estas duas zonas.

Bola do jogo: esférica com medidas para os vários escalões étarios e no escalão sénior tem 58 a 60 cm, pode ter varias cores.



Linha de quatro metros: Linha de 15 cms. situada a quatro metros da baliza que limita ao guarda redes a sua saída nos lançamentos de pénalti.



Línha de seis metros: linha continua que separa e a área do resto do campo. La zona entre a baliza e a linha de seis metros no pode ser violada por nenhum jogador á excepção do guarda redes. Se o jogador atacante pisa a linha de seis metros, sua equipo perderá imediatamente a posse da bola.



Linha de sete metros: linha de 1 m. situada a sete metros da baliza que assinala o ponto de lançamento nos pénaltis.



Linha de nove metros: linha descontinua, desde a qual se marcam os livres de nove metros.



Passivo: falta regulamentar na qual a equipa em funções ofensivas não mostra interesse pela finalização do ataque e se limita a realizar circulação da bola sem tentar acções decisivas, os árbitros podem decretar passivo trás um tempo prudêncial decidido por eles. Esta decisão leva a perda da posse de bola.



Penalti (siete metros): pena máxima que se decreta quando o defensor interrompe ilegalmente uma acção manifesta de golo ou quando o defensor defende uma acção desde dentro da zona de seis metros.



Parabólica(chapéu): remate em forma de arco com o objecto de superar o guarda redes com uma defesa alta.