sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Regras Importantes O TEMPO DE JOGO site CMMaia

Regras Importantes
O TEMPO DE JOGO


O tempo de jogo normal para todas as equipas com jogadores de idade superior a 16 anos (inclusive) é de 2 partes de 30 minutos cada. O intervalo entre ambas é normalmente de 10 minutos. O tempo de jogo normal para as equipas mais jovens é 2 x 25 minutos para as idades entre os 12 e os 16 anos e de 2 x 20 minutos para as idades entre os 8 e os 12 anos. Em ambos os casos o intervalo entre as duas partes é normalmente de 10 minutos.

O prolongamento é jogado, após um intervalo de 5 minutos, caso o jogo se encontre empatado até ao final do tempo regulamentar e seja imprescindível determinar um vencedor. O período de prolongamento consiste em 2 partes de 5 minutos cada, com um minuto de intervalo entre ambas.

Caso o jogo continue empatado após este período suplementar, deverá ser determinado um segundo prolongamento, antecedido de um intervalo de 5 minutos. Este período suplementar terá igualmente 2 partes de 5 minutos, com um minuto de intervalo entre ambas.

Caso o jogo continue empatado, o vencedor será determinado de acordo com as regras particulares para a competição em curso. No caso da decisão de desempate ser através de lançamentos de 7 metros.


O TIME-OUT


Um tempo de paragem é obrigatório quando:

1. exista uma exclusão de 2 minutos, desqualificação, ou expulsão;
2. é concedido tempo de paragem de equipa;
3. há um sinal de apito do Cronometrista ou do Delegado Técnico;
4. sejam necessárias consultas entre os árbitros


Um tempo de paragem é também atribuído normalmente em outras situações, dependendo das circunstâncias.

As infracções durante um tempo de paragem têm as mesmas consequências que as infracções durante o tempo de jogo.

Em princípio, os árbitros decidem quando se deve interromper o tempo de jogo e quando deve ser novamente iniciada a contagem durante uma paragem de tempo de jogo.

A interrupção do tempo de jogo será indicada ao cronometrista através de três apitos curtos e do sinal manual.

No entanto, no caso de existir uma paragem de tempo obrigatória, quando o jogo é interrompido por um apito proveniente do cronometrista ou do delegado, o cronómetro oficial será parado em simultâneo, sem esperar qualquer sinal de confirmação por parte dos árbitros.

O apito deve sempre soar para indicar o reinício do jogo após um tempo de paragem.


AS SUBSTITUIÇÕES


Os suplentes podem entrar no terreno de jogo, a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o secretário/cronometrista desde que os jogadores que eles estão a substituir já tenham abandonado o terreno de jogo.

Os jogadores envolvidos nas substituições deverão sair e entrar no terreno de jogo, sempre pela zona de substituições da sua equipa. Estas exigências também se aplicam para a substituição de guarda-redes.

As regras de substituição também se aplicam durante um tempo de paragem (excepto durante um tempo de paragem de equipa).

O objectivo do conceito de “Linha de substituições” é assegurar substituições feitas de forma desportiva e ordenada. Não foi criada para a aplicação de sanções noutras situações, quando um jogador caminha em cima da linha lateral ou da linha exterior de baliza de uma maneira descuidada e sem nenhuma intenção de ganhar uma vantagem (por exemplo, ir buscar agua ou uma toalha ao banco, só que um pouco além da linha de substituições, ou abandonando o campo de uma maneira desportiva aquando da aplicação de uma exclusão e cruza a linha lateral junto ao banco de suplentes, mas fora da linha de 15cm).

Uma substituição irregular será penalizada com uma exclusão de 2 minutos para o jogador infractor. Se mais do que um jogador da mesma equipa efectuar uma substituição irregular dentro da mesma situação, só o primeiro jogador que cometeu a infracção será penalizado.

O jogo é reiniciado com um lançamento livre para o adversário.

Se um jogador adicional entra no terreno de jogo sem ser substituído, ou se um jogador interferir ilegalmente com o jogo desde a zona de substituições, será sancionado com uma exclusão de 2 minutos. Assim, a equipa deverá ser reduzida de um jogador no terreno de jogo durante os 2 minutos seguintes (aparte o facto de que o jogador adicional que está a entrar no terreno de jogo deverá sair do mesmo).

Se um jogador entra no terreno de jogo enquanto estiver a cumprir uma exclusão de 2 minutos, ser-lhe-á dada uma exclusão adicional de 2 minutos. Esta exclusão começará imediatamente.

Assim a equipa deverá ser reduzida de mais um jogador de campo durante o tempo remanescente do cumprimento da primeira exclusão. Em ambos os casos, o jogo é reiniciado com um lançamento livre para a equipa adversária.


JOGAR A BOLA


É Permitido:

*

Lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater na bola, usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
*

Segurar a bola por um máximo de 3 segundos, também quando está em contacto com o solo;
*

Dar um máximo de 3 passos com a bola; um passo é considerado dado quando:

1. um jogador que está com ambos os pés no solo levanta um pé e o baixa novamente, ou move um pé de um lado para o outro;
2. um jogador só tem um pé assente no solo e, ao apanhar a bola, pousa o outro pé;
3. um jogador, após um salto para apanhar a bola, só toca o solo com um pé, e salta sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
4. um jogador, após um salto para apanhar a bola, toca simultaneamente com ambos os pés no solo, levanta um dos pés e volta a pousa-lo, ou muda um dos pés de um lado para o outro.

Conta como um passo, se um pé é deslocado de um lado para outro, e depois o outro pé é arrastado para junto do mesmo.

Enquanto parado ou em corrida:

1. lançar a bola ao solo uma vez e a apanhá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
2. lançar a bola ao solo repetidamente com uma mão (drible), e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
3. fazer rolar a bola no solo de forma continuada com uma mão e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos.


Assim que a bola é agarrada com uma ou ambas as mãos, deve ser jogada dentro de 3 segundos ou assim que sejam dados 3 passos.

Considera-se que o drible começou quando o jogador toca a bola com qualquer parte do seu corpo e a dirige directamente para o solo.

Depois da bola tocar outro jogador ou a baliza, é permitido ao jogador bater a bola ou driblar e agarrá-la novamente.

Passar a bola de uma mão para a outra.

Jogar a bola enquanto de joelhos, sentado ou deitado no solo, isto significa que é permitido executar um lançamento formal (por exemplo um lançamento livre), desde qualquer destas posições, é cumprida, incluindo ter uma parte de um pé em contacto constante com o solo.

Não é Permitido


Depois de a bola ter sido controlada, tocar a bola mais de uma vez, a menos que entretanto tenha tocado o solo, outro jogador, ou a baliza; no entanto, tocá-la mais de uma vez não é sancionado, se o jogador tem uma recepção defeituosa, por exemplo o jogador não consegue controlar a bola ao tentar apanhá-la ou pará-la.

Tocar a bola com o pé ou perna abaixo do joelho, excepto quando a bola é atirada contra si por um adversário;

O jogo continua se a bola tocar um árbitro no terreno de jogo.

Se um jogador em posse de bola se move apoiando um ou ambos os pés fora do terreno de jogo (mesmo que a bola esteja dentro do terreno de jogo), por exemplo para tornear um jogador da equipa que defende, isto implica um lançamento livre para a equipa adversária.

Se um jogador da equipa em posse da bola sai do terreno de jogo mas não tem a bola em seu poder, os árbitros indicarão ao jogador que se deverá colocar dentro do terreno de jogo. Se o jogador não o faz, ou a acção é posteriormente repetida pela mesma equipa, será sancionado com um lançamento livre, favorável à equipa adversária sem que seja necessário efectuar nenhuma advertência anterior.


O JOGO PASSIVO


Não é permitido manter a bola na posse da equipa sem que seja efectuada qualquer tentativa para atacar ou rematar à baliza.

Similarmente, não é permitido retardar repetidamente a execução de um lançamento de saída, lançamento lateral ou lançamento de baliza para a própria equipa.

Isto é considerado como jogo passivo, que será penalizado com um lançamento livre contra a equipa que está em posse da bola a menos que a tendência de jogo passivo tenha terminado.

O lançamento livre é executado no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

Quando é reconhecida uma tentativa de jogo passivo, o sinal de advertência de jogo passivo é mostrado. Este sinal dá à equipa que tem a posse da bola a oportunidade para mudar o seu modo de atacar de modo a evitar a perda da posse. Se o modo de atacar não se alterar depois do sinal de advertência ter sido mostrado, ou não seja efectuado nenhum remate á baliza, então deverá ser marcado um lançamento livre contra a equipa que tem a posse da bola.

Em certas situações os árbitros também podem marcar um lançamento livre contra a equipa que tem a posse da bola, mesmo sem qualquer sinal de advertência anterior, por exemplo, quando um jogador se abstém intencionalmente de tentar utilizar uma clara oportunidade de golo.


AS FALTAS


É Permitido

1. usar braços e mãos para bloquear ou ganhar posse da bola;
2. usar uma mão aberta para afastar a bola do adversário em qualquer direcção;
3. usar o corpo para obstruir um adversário, mesmo quando este não está em posse da bola;
4. estabelecer contacto corporal com um adversário, frente a frente e de braços dobrados, e manter este contacto com o intuito de controlar e seguir o adversário.


Não é Permitido

1. arrancar ou bater na bola que se encontra nas mãos de um adversário;
2. bloquear ou empurrar um adversário com os braços, mãos ou pernas;
3. prender, segurar, (pelo corpo ou pelo uniforme) empurrar, ou lançar-se contra o adversário em corrida ou em salto;
4. interferir com, impedir ou pôr em perigo um adversário (com ou sem bola) dentro das regras estabelecidas.


As violações, podem ocorrer na luta pela posse da bola, no entanto, quando a acção é dirigida principalmente ou exclusivamente ao adversário e não à bola, serão sancionadas progressivamente. Isto significa que, além do lançamento livre ou lançamento de 7 metros, existe também a necessidade de uma sanção disciplinar, começando com uma advertência e seguindo incrementando a severidade das sanções, tal como exclusões e desqualificações

No entanto, os árbitros tem direito a determinar se uma infracção particular requere uma exclusão de 2 minutos imediatamente, sem que um jogador tenha recebido previamente uma advertência.

As expressões físicas e verbais que sejam incompatíveis com o espírito do desportivismo são consideradas como conduta antidesportiva.

Esta situação tanto se aplica a jogadores como a oficiais de equipa, dentro ou fora do terreno de jogo. A sanção progressiva também se aplica no caso de conduta antidesportiva.

Um jogador que ponha em perigo a integridade física do adversário ao atacá-lo, será desqualificado, particularmente se:

1. de lado ou por detrás, atinge ou puxa o braço de lançamento de um jogador que se encontra a lançar ou a passar a bola;
2. efectuar qualquer acção que resulta em que o adversário é golpeado na cabeça ou no pescoço;
3. bater deliberadamente no corpo de um adversário com o pé ou joelho ou de qualquer outro modo; incluindo rasteiras;
4. empurrar um adversário que está a correr ou a saltar, ou o atacar de modo a que perca o controle do seu corpo; também se aplica quando um guarda-redes deixar a sua área de baliza para travar um contra-ataque dos adversários;
5. quando na execução de um lançamento livre ou de um lançamento directo à baliza, a bola atinge um defensor na cabeça, assumindo que o defesa não estava em movimento; ou similarmente, bate na cabeça do guarda-redes ao executar um lançamento de 7 metros, assumindo que o guarda-redes não estava em movimento.


É a atitude do jogador e não a natureza aparentemente menor do contacto corporal que deve ser considerada no momento de determinar uma apropriada desqualificação.

Conduta antidesportiva grave por parte de um jogador ou oficial de equipa, dentro ou fora do terreno de jogo deverá ser punida com desqualificação. Um jogador que seja acusado de “agressão” durante o tempo de jogo será expulso. A agressão fora do tempo de jogo leva a uma desqualificação. Um oficial de equipa que seja acusado de agressão será desqualificado.


O GOLO


É Golo

Um golo é válido quando a bola na sua totalidade ultrapassa a linha de baliza, desde que nenhuma violação às regras tenha sido cometida pelo rematador ou um companheiro de equipa antes ou durante o remate.

Um golo será válido, caso exista uma violação das regras por um defensor mas a bola ainda assim entra na baliza.

Um golo será atribuído aos adversários, caso um jogador lance a bola na sua própria baliza, excepto na situação em que o guarda-redes executa um lançamento de baliza.

Um golo é validado se a bola é impedida de entrar na baliza por alguém ou algo não participando no jogo (espectadores etc.), e os árbitros estão convencidos de que a bola teria ultrapassado a linha de golo e entrado na baliza caso tal acção não tivesse tido lugar.

Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro fazer soar o apito para o correspondente lançamento de saída.

Se o sinal final de uma parte soa imediatamente após um golo ser conseguido, mas antes do correspondente lançamento de saída ser executado, os árbitros devem assinalar de uma forma clara que o golo é válido, o lançamento de saída não será executado .

Um golo deve ser registado no marcador público assim que este é validado pelos árbitros.

A equipa que marcou mais golos que os adversários é a vencedora. O jogo fica empatado se ambas as equipas marcaram o mesmo número de golos ou nenhum golo.


Não é Golo

Um golo não será válido, caso um dos árbitros ou o cronometrista interrompa o jogo antes da bola passar completamente a linha de baliza.

No começo do jogo, o lançamento de saída é executado pela equipa que vencer o sorteio (lançamento de moeda) e decidir iniciar o jogo com a bola na sua posse. Os adversários têm então o direito de escolher o campo. Alternativamente, se a equipa que vence o sorteio prefere escolher campo, então os adversários executam o lançamento de saída.

As equipas mudam de campo na segunda metade do jogo. O lançamento de saída no começo da segunda metade é efectuado pela equipa que não o tenha executado no começo do jogo.

Um novo sorteio será realizado antes de cada período de prolongamento.

Após um golo ter sido marcado, o jogo é retomado com um lançamento de saída executado pela equipa que sofreu o golo.

O lançamento de saída é executado em qualquer direcção a partir do centro do terreno de jogo (com uma tolerância lateral de cerca de 1.5 metros). É precedido por um sinal de apito, após o qual deve ser executado dentro de 3 segundos.

O jogador que executa o lançamento de saída deve estar com pelo menos um pé em contacto com a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha e deve permanecer nessa posição até que a bola saia da sua mão.

Não é permitido aos companheiros de equipa do executante atravessar a linha central antes do sinal de apito.

Para o lançamento de saída no começo de cada parte (inclusive qualquer período de prolongamento), todos os jogadores devem estar dentro do seu próprio meio campo.

Porém, para o lançamento de saída depois de um golo ser marcado, é permitido aos adversários do lançador estar em ambos os meio campos.

Em ambos os casos, porém, os adversários devem estar a pelo menos 3 metros do jogador que executa o lançamento de saída.


AS SANÇÕES


A Advertência

Uma advertência pode ser atribuída por:

1. Faltas e infracções similares no comportamento com o adversário, que não se classificam na categoria de “sanção progressiva”;


Uma advertência deverá ser atribuída por:

1. faltas que estão sujeitas à sanção progressiva;
2. conduta antidesportiva por parte de um jogador ou oficial de equipa.


A um jogador individualmente não deve ser dada mais de uma advertência, e a uma equipa não devem ser dadas mais de 3 advertências. Depois disto, a sanção deverá ser pelo menos uma exclusão de 2 minutos.

Um jogador que já teve uma exclusão de 2 minutos não deve posteriormente ser advertido.


A Exclusão

Uma exclusão (2 minutos) deve ser sancionada:

1. por uma substituição irregular, se um jogador adicional entra no terreno de jogo ou se um jogador interfere ilegalmente no jogo desde a zona de substituições;
2. por faltas repetidas do tipo das que devem ser sancionadas progressivamente;
3. por conduta antidesportiva repetida de um jogador, no terreno de jogo ou fora do mesmo (8:4, 16:1 comentário);
4. por conduta antidesportiva por parte de qualquer um dos oficiais de uma equipa, depois de um deles ter recebido previamente uma advertência;
5. por conduta antidesportiva do tipo das que implicam uma exclusão de 2 minutos em cada ocasião
6. como consequência de uma desqualificação de um jogador ou oficial de equipa;
7. por conduta antidesportiva por parte de um jogador, antes de jogo ter recomeçado, após ter sido sancionado com uma exclusão de 2 minutos.


Após assinalar tempo de paragem, o árbitro deve indicar claramente a exclusão ao jogador infractor e ao secretário/cronometrista através do respectivo sinal manual, ou seja, é levantado um braço com dois dedos estendidos.

Uma exclusão é sempre de 2 minutos de tempo de jogo; a terceira exclusão para o mesmo jogador conduz sempre à sua desqualificação.

Ao jogador excluído não é permitido participar no jogo durante o seu tempo de exclusão, e à equipa não é permitido que o substitua no terreno de jogo. O período de exclusão começa quando o jogo é reiniciado com um sinal de apito.

Se o tempo de exclusão de um jogador não terminou ao finalizar a primeira parte, deverá cumprir-se o tempo restante no inicio do segundo tempo. Esta mesma regra aplica-se também nos prolongamentos.

Uma exclusão de 2 minutos que não tenha sido cumprida ao finalizar os prolongamentos significa que o jogador não estará autorizado a participar nos desempates subsequentes, tal como, lançamentos de 7 metros.


A Desqualificação

Deve sancionar-se com uma desqualificação os seguintes casos:

1. por conduta antidesportiva de um dos oficiais de equipa, depois de um deles ter sido previamente sancionado com uma advertência e uma exclusão de 2 minutos;
2. por infracções que colocam em perigo a integridade física do adversário;
3. por conduta antidesportiva grave de um jogador ou um oficial de equipa, dentro ou fora do terreno de jogo e também para o caso especial de conduta antidesportiva repetida ou grave durante um desempate, tal como a execução de lançamentos de 7 metros;
4. em caso de uma agressão por parte de um jogador antes do encontro ou durante um procedimento de desempate;
5. em caso de agressão por parte de um oficial de equipa;
6. devido a uma terceira exclusão para o mesmo jogador.


Após atribuir uma paragem de tempo, os árbitros indicarão claramente a desqualificação ao o jogador infractor ou oficial de equipa, e ao secretário/cronometrista, levantando o cartão vermelho.

Uma desqualificação de jogador ou oficial de equipa é sempre para o restante tempo de jogo. O jogador ou oficial deve abandonar imediatamente o campo e a zona de substituições. Depois de sair, ao jogador ou ao oficial não é permitido ter nenhum contacto com a equipa.

A desqualificação de um jogador ou oficial de equipa, dentro ou fora do campo, durante o tempo de jogo, conduz sempre a uma exclusão de 2 minutos para a equipa. Isto significa que a equipa jogará com um jogador a menos. No entanto, a redução no terreno de jogo durará 4 minutos.

O número de jogadores e oficiais disponíveis numa equipa reduz-se quando existe uma desqualificação. No entanto, à equipa é permitido completar o número de jogadores no terreno de jogo assim que termina a exclusão de 2 minutos. Em princípio uma desqualificação aplica-se somente para o resto do jogo no qual é determinada. Considera-se como uma decisão dos árbitros com base nas suas observações dos factos. Não deve existir nenhuma consequência adicional de uma desqualificação além do jogo, excepto no caso de desqualificações devido a agressões, ou quando ocorre conduta antidesportiva grave por parte de um jogador ou oficial de equipa.


A Expulsão

Deve sancionar-se com expulsão:

Quando um jogador é culpado de uma agressão (como se define na Regra 8:7) durante o tempo de jogo (Ver Regra 16:13, 1.º parágrafo, e Regra 2:6), dentro ou fora do terreno de jogo.

Depois de assinalar um tempo de paragem, os árbitros deverão indicar claramente a expulsão ao jogador infractor e ao secretário/ cronometrista, pelo sinal manual adequado, isto é, o árbitro cruza os seus braços acima da cabeça (Sinal Manual N. 15).

Uma expulsão é sempre para todo o restante tempo de jogo, e a equipa tem que continuar a jogar com um jogador a menos no terreno de jogo. Se o jogador que recebe a ordem de expulsão estava a cumprir (ou acabava de receber) uma exclusão de 2 minutos, e havia causado uma redução do número de jogadores da equipa por 2 minutos de acordo com a Regra 16:12 então tal exclusão integra-se dentro da expulsão. Isto significa que a única redução resultante é a causada pela expulsão.

O jogador expulso não pode ser substituído e tem que abandonar imediatamente tanto o terreno de jogo como a zona de substituições. Depois de sair, ao jogador não é permitido ter qualquer forma de contacto com a equipa.


Mais de Uma Infracção na Mesma Situação

Se um jogador ou oficial de equipa comete mais de uma violação simultaneamente ou sucessivamente, antes de o jogo ter sido reiniciado, e estas infracções requerem diferentes sanções, então, em princípio, somente se aplicará a sanção mais severa.

Este caso é sempre obrigatório quando uma das infracções é uma agressão.

No entanto existem as seguintes excepções específicas, onde, em todos os casos, a equipa tem que reduzir a quantidade de jogadores a menos no terreno de jogo durante 4 minutos:

1. se um jogador acaba de ser sancionado com uma exclusão de 2 minutos por uma infracção e comete conduta antidesportiva antes do jogo ser reiniciado, então é dada ao jogador uma exclusão adicional de 2 minutos; (se a exclusão adicional é a terceira do jogador, então o jogador é desqualificado);
2. se um jogador que acaba de ser sancionado com uma desqualificação (directamente ou por causa de uma terceira exclusão) e comete uma infracção por conduta antidesportiva antes do jogo ser reiniciado, então é determinado um castigo adicional à equipa, pelo que a redução será de 4 minutos;
3. se um jogador que acaba de ser sancionado com uma exclusão de 2 minutos e comete uma infracção por comportamento antidesportiva grave antes do jogo ser reiniciado, então o jogador é desqualificado; estas sanções combinadas levam a uma redução de 4 minutos;
4. se um jogador a quem foi determinada uma desqualificação (directamente ou por causa de uma terceira exclusão) e comete uma infracção por comportamento antidesportivo grave antes do jogo ser reiniciado, então é determinado um castigo adicional à equipa, pelo que a redução será de 4 minutos.


Durante os procedimentos de desempate, os árbitros podem determinar se, quando as sanções por um tempo especifico carecem de sentido, qualquer caso grave ou repetido de conduta antidesportiva implica a desqualificação de qualquer participante e posterior procedimento de participação.


Infracções Fora do Tempo de Jogo

O comportamento antidesportivo, conduta antidesportiva grave ou agressão por parte de um jogador ou oficial de equipa, que se cometam no local onde se realiza o jogo, mas fora do tempo de jogo, serão sancionadas da seguinte maneira:

Antes do jogo:

1. Sancionar-se-à com uma advertência no caso de comportamento antidesportivo;
2. Sancionar-se-à com uma desqualificação no caso de comportamento antidesportivo grave ou repetido, ou de uma agressão, mas é permitido à equipa começar com 14 jogadores e 4 oficiais.


As sanções disciplinares devidas às infracções cometidas antes do começo da partida, podem ser aplicadas em qualquer momento durante o jogo, logo que se descubra que a pessoa culpada é um participante no jogo, se não foi possível detectar este facto no momento do incidente.

Depois do jogo:

1. relatório escrito.