quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Proposta para Abordagem do andebol na Escola

PROPOSTA PARA ABORDAGEM
DO
ANDEBOL NA ESCOLA





Vinic Tomlianovic
Director técnico da Federação Croata de Andebol





























BEOGRAD
Julho89






Integrado no curso de treinadores de andebol de “Alto Nível” foi apresentado pelo Prof. Educação fisica Vinic Tomlianovic pela primeira vez uma análise-reflexão sobre a “crise” da modalidade na Escola.
O Andebol devido às suas dimensões 40x20 metros fica demasiado condicionado e a maioria dos professores incluem nos programas as modalidades que se ajustam ou ao seu gosto pessoal , ou às características das instalações desportivas. As instalações para a prática desportiva na Escola mais adequadas à pratica dos alunos são o basquetebol e voleibol. O Prof. Tomlianovic começou por explanar um conjunto de argumentos fruto da sua experiência na escola como professor e como responsável pela escola de andebol de Sarajevo.

A formação dos jogadores mais novos deve iniciar-se aos 8-10 anos(muito importante) como actividades lúdica desportivas e um leque de disciplinas muito alargadas de modo a que a “alfabetização motora da criança”, adquira elementos fundamentais para as etapas da aprendizagem que se vão seguir. Só mais tarde os vários jovens praticantes e interessados ou com características para o andebol poderão entra na modalidade.
Esta evolução fica a dever-se ao facto do programa da escola ser muito limitado, não permitindo por isso grandes intervenções por parte dos professores. Perante esta situação criada estruturalmente o andebol terá que integrar as actividades lectivas para que deste modo os alunos não percam esta oportunidade no “timimg” certo, não jogando o andebol mais tarde nos clubes, onde existem as condições estruturais adequadas.

Dimensão do campo

Deve-se adaptar o Andebol na sua prática efectiva aos campos de basquetebol ao voleibol existentes nas escolas públicas e privadas, nas seguintes dimensões:

-40x20 para 28x15 metros
-linha da área do GR dos 6 metros para 5 metros circular
-linha de 9 metros para 7 metros circular
-linha do penalty nos 7 metros para 6 metros

baliza

-3x2metros para 2.50x2 metros colocando-se um painel nas balizas normais e não fazendo balizas especiais para o andebol de base.







Bola

-a dimensão da bola será de dimensões reduzidas e sempre adaptada às capacidades dos novos praticantes, é muito importante trabalhar a articulação do pulso em idades baixas de forma sistemática e intencional e a pega da bola é decisiva, terá grande importância no futuro qualitativo do atleta.

Jogadores

-em vez de 7 jogadores conforme o regulamento , 5 jogadores(um deles será guarda-redes)
-nas exclusões de 2” será substituido por outro. Substituição pedagógica.

Tempo de Jogo

-3 períodos de 10 minutos com as seguintes orientações pedagógicas.
-2 primeiros períodos de jogo livre quer na defesa quer no ataque
-ultimo período, marcação hxh para desenvolver a “atitude competitiva ” do jogador e as qualidades físicas especificas, para a prática da modalidade.

Utilização de meios áudio-visuais

-os meios áudio visuais serão utilizados para informar e enriquecer as características dos novos atletas e de preferência utilizados fora das horas normais de treino.Os mais talentosos poderão ter “trabalhos para casa” de forma a sustentar o desejo de saber fazer, num ritmo diferente e motivador.


Dados importantes na Selecção e Detecção de Talentos

-testes psico-motores
-testes antropométricos

Na Jugoslávia não existem cursos de formação para ensinar o andebol na escola ou no clube.Os cursos existentes destinam-se exclusivamente à “Alta Competição” e ultimamente os treinadores e professores de educação física sentem necessidade de incrementar a formação através de curso específicos e de acordo com as novas metodologias do ensino nos Desportos colectivos.
Neste escalões o treinador não é só um técnico que ensina e transmite os conhecimentos técnicos, ele mantém com os atletas um envolvimento muito mais amplo que envolve muitas outras áreas da vida do atleta jovem, como seja, no plano moral, social e desportivo.
Quando uma equipa ganha nestes escalões etários, o mais importante é saber como é que a equipa joga, se evoluiu ou não! ser vencedor com um sistema pouco evoluído, não é uma boa solução de futuro, nem para o Atleta nem para a modalidade.


Os “Talentos” precisam de trabalhar mais, de se ter mais cuidado com eles, sem que os restantes atletas pensem que há descriminações.
O mais importante é a técnica de base ela suporta toda a evolução táctica do novo atleta, não se constrói um bom jogador se formos para a táctica individual ou colectiva sem uma boa técnica, nunca se poderá ser um bom jogador se, se partir deste princípio.
Na idade juvenil os jogadores devem dominar completamente a técnica com e sem bola.As correcções demoram muito tempo,e por vezes sem resultados práticos visíveis.Quando o jovem atleta tem uma boa técnica, deve tentar melhorar a velocidade de execução,acrescentando de seguida a “força” ao exercício.
Na idade de juniores deve dar-se grande importância aos exercícios tácticos a nível individual, e de grupo para atingir a sistematização do jogo da equipa.
Na Jugoslávia os campeonatos na formação(juvenis, iniciados e cadetes) são organizados pelo Estado com o apoio das Autarquias locais. Os Clubes somente participam nos campeonatos de Juniores e Seniores.

Nota:recolha de antónio cunha e com a colaboração de Debic Harvoje Jul89

Este documento com quase 20 anos, de pratica com Sucesso nos países Escandinavos e dos Balcãs, em que a defesa em linha 1.4 e no ataque 1.2.2.A Dinamarca faz parte destas duas bolsas de andebol.
A aplicação obrigatória do HxH na formação nos jogos, matou muitos andebolistas e a noção atacante/defensor não existe, nem provocamos o gosto por defender aos jovens atletas e desaparecem os jogadores da 1ªlinha, sobrando , guarda/redes e jogadores de 2ª linha.
Resultado os clubes foram obrigados a contratarem jogadores da 1ª linha ao longo de dezenas de anos devido ao processo de ensino aprendizagem obrigatório em Portugal.
Recordo que nos anos 70,80,90 os nosso melhores jogadores eram da 1ª linha , atiradores e a sua formação não contemplou o HxH, recordo alguns desses jogadores, João Gonçalves, Hernâni, Jorge Rodrigues, Franco, fernando Areias, Alexandre Barbosa, Zé Manuel, Rui Vale Ferreira, Rui Aguiar, Carlos Resende, José santos, Filipe Cruz etc.