sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Gestos Técnicos site CMMaia

Gestos Técnicos Frequentes
RECEPÇÃO


A recepção é o gesto técnico que permite controlar a bola com segurança de forma a poder jogar imediatamente a seguir.

No momento da recepção o atleta deve enquadrar-se com o companheiro que lhe vai passar a bola e na altura da recepção os braços deves estar estendidos com os cotovelos descontraídos para que quando a bola entrar em contacto com as mãos eles flectirem para amortecer a velocidade desta e protegê-la do corpo.

Na recepção, os polegares das duas mãos devem tocar um no outro formado com os indicadores uma letra “W”, a colocação correcta dos polegares é fundamental para que a bola não escorregue.

A recepção pode ser de 2 tipos:

* Média – quando se efectua a recepção à altura do peito;
* Alta – quando se efectua acima ou na linha da cabeça.




OS PASSES


O objectivo do passe é passar a bola a um companheiro melhor colocado. Contudo um bom passe depende de vários factores, tais como a força, a distância a percorrer, a trajectória, a altura e a velocidade.

Após o jogador efectuar a análise dos factores que enumeramos anteriormente pode optar por vários tipos de passe mas o mais utilizado é o passe de ombro.

O jogador deve dominar bem este GTF pois durante um jogo tem que ser rápido a escolher o tipo de passe bem como efectuar uma boa leitura do posicionamento dos seus companheiros para decidir a quem passar a bola. Deve também ter em atenção que o objectivo final do passe é fazer chegar a bola ao seu companheiro de forma a este poder joga-la, para tal a transmissão tem que ser efectuada em sincronização com o companheiro que a vai receber atendendo ao movimento de desmarcação no tempo e no espaço.

Portanto aquando do passe o jogador deve:

* Orientar-se na direcção do seu companheiro de equipa ao qual quer endossar a bola;
* Ter em atenção ao ângulo recto que o braço e o antebraço da mão que possui a bola deve formar, ficando o cotovelo à altura do ombro;
* Manter a palma da mão por trás da bola;
* Conduzir o braço contrário na direcção do companheiro de equipa a que vai passar, quando lançar a bola;
* Fazer recuar o braço livre aquando do passe, na altura do passe, à medida que o ombro do braço que executa avança.



OS REMATES


A partir do momento que se efectua um lançamento com o intuito de introduzir a bola na baliza, marcar golo, considera-se um remate. Este é o gesto que normalmente finaliza uma jogada de ataque e é o resultado de uma série de combinações de equipa.

O remate mais utilizado é o de ombro, que pode ser efectuado de várias formas:

*

Em apoio – é idêntico ao passe de ombro com a diferença que aqui não se vai passar ao companheiro mas sim tentar introduzir na baliza aplicando para tal a máxima forma ou muita perícia para ludibriar o guarda-redes. Utiliza-se na marcação do livre de 7 metros ou na marcação do livre de 9 metros quando a intenção é tentar marcar mesmo golo.
*

Em suspensão – é utilizado usualmente após um contra-ataque ou entre dois adversários. Este tipo de remate é muito vantajoso pois permite encurtar a distância à baliza por intermédio do salto, bem como retardar o remate esperando por uma reacção do guarda-redes, o que lhe permite colocar depois a bola com maior facilidade. Geralmente a sua execução parte de uma corrida ou balanço de dois ou três passos rápidos terminando em salto no último passo, quando o jogador já estiver no ar efectua o balanço para trás com o braço portador da bola e o ombro contrário em posição avançada. Quando
atingir o ponto mais alto da trajectória executa o remate com o avanço do braço que remata à frente.