quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Forma Básica de Jogo 1 Amandio Graça

Forma Básica de Jogo 1

Forma Básica de Jogo 1 jogo 3x3 / situação 3x2 com três jogadores na organização do ataque


 Receber + armar o braço = 1
 Tudo em movimento
 Acção orientada para a baliza
 Recuperar profundidade após passe
 Rematar à baliza quando surge uma oportunidade (remate por cima – remate por cima em salto)
 Jogar sem drible – é permitido 1 drible unitário




Forma Básica de Jogo 1: Descrição

Durante muito tempo, o andebol foi entendido como uma soma de habilidades, tais como correr, passar, rematar, saltar...
Jogar andebol, contudo, é muito mais do que isso. Jogar andebol requer a capacidade de se adaptar a um envolvimento de jogo que está continuamente a mudar em função das acções de colegas e adversários.
Para além disso, os jogadores têm que ter a capacidade de interagir com aquilo que acontece e que é observado. Muitas situações de jogo e em especial muitas actividades de aprendizagem são em grande parte “actividades de passe e remate” e prendem-se quase em exclusivo com a exercitação das técnicas de passe e de remate. “Jogar em equipa”, que faz parte integrante da essência do jogo, é muitas vezes deixado de lado.
Só é possível aprender a jogar um determinado jogo se tivermos oportunidade de jogar esse jogo. Por isso, é fundamental incluir “o jogo” desde o início da aprendizagem.

No entanto, quando se coloca de imediato jovens aprendizes a jogar o dito andebol “real”, o mais certo é assistir-se a um jogo caótico, com inúmeras perdas de bola e repleto de acções muito pouco estruturadas. É por isso importante encontrar formas adaptadas de jogo, que coloquem os aprendizes a jogar andebol dentro de uma área delimitada, na qual se possam movimentar livremente e jogar em equipa em interacção constante com os adversários. Acima de tudo, é da maior importância que os aprendizes obtenham experiências de sucesso durante o jogo.

Na finalização, a observação da acção do guarda-redes é decisiva. Muitas vezes os aprendizes, sob pressão, rematam directamente para o guarda-redes e tentam finalizar sem observar devidamente a sua acção.

Na primeira Forma Básica de Jogo, joga-se numa situação de 3x3, com o guarda-redes a participar no ataque. Deste modo, dispõe-se de uma superioridade numérica no ataque e principalmente uma transição defesa-ataque e ataque-defesa imediata. Seja qual for o nível de experiência, os jogadores adoram este jogo de contra-ataque espontâneo e de imperiosa recuperação imediata, dado não estar ninguém na baliza.

Devido à sua equipa ter mais um jogador no ataque, cada vez que entre em posse de bola o jogador tem que assumir a responsabilidade e realizar uma acção em direcção à baliza.

As escolhas correctas para a organização do ataque são determinadas pela ocupação da posição em relação à bola e em relação ao espaço disponível no campo.

Nesta Forma Básica de Jogo, os aspectos da defesa não são abordados. Contudo, o professor deverá intervir quando houver contacto faltoso.






CONTEXTO DE JOGO

A simplificação do jogo é estabelecida pelo ajustamento de um conjunto de condições ao nível de jogo do grupo de aprendizagem.

O número de jogadores

O campo

O tamanho da bola

As regras




Forma Básica de Jogo 1: enunciado do problema

DESCRIÇÃO

Com que problemas se confrontam os jogadores quando jogam 3x3 num campo de mini-andebol pela primeira vez?
Os jogadores numa situação de jogo 3x3 num campo de mini-andebol:

- perdem a bola porque:
o recebem a bola só com uma mão
o após receberem a bola, não armam o braço imediatamente
o passam a alguém que não está a pedir a bola

- não criam oportunidades de finalização porque:
o recebem a bola parados
o não realizam qualquer acção em direcção à baliza

- Não marcam golos porque:
o não observam a acção do guarda-redes

- Não se posicionam adequadamente porque
o não utilizam o espaço disponível
o ficam demasiado perto da área de baliza
o ficam fora de acção

- Não se reposicionam porque
o ficam parados após efectuarem o passe


Como pode o professor intervir?


Forma Básica de Jogo 1: objectivos de aprendizagem

De acordo com os problemas da situação de jogo 3x3 acima formulados, o professor estabelecerá os seguintes objectivos principais:

Os jogadores, numa situação de jogo de 3x3 num campo de mini-andebol

- Mantêm a posse de bola porque:
o recebem a bola com ambas as mãos
o armam o braço logo que recebem a bola
o passam a um companheiro que pede a bola com a duas mãos e estabelece contacto visual

- Criam oportunidades de finalização porque
o recebem a bola em movimento
o movimentam-se em direcção à baliza

- Finalizam com êxito porque:
o observam a posição e a acção do guarda-redes quando rematam

- Posicionam-se:
o ocupando as posições do dispositivo de ataque
o mantendo-se atrás da linha da bola como jogador livre

- Reposicionam-se:
o repondo a posição ofensiva (movimento de “piston”)


Forma Básica de Jogo 1: actividades de aprendizagem


LINHA DE APRENDIZAGEM

A sequência de actividades de aprendizagem corporiza a linha de aprendizagem preconizada. Se esta linha de aprendizagem se mostrar insuficiente e for necessário simplificar ainda mais, o professor introduzirá as formas parciais de jogo.



1. Tarefa

Jogar 3x3 num campo de mini-andebol com duas balizas e com uma área de baliza rectangular.
Tentar marcar o maior número de golos jogando em equipa

Durante o jogo são aplicadas as seguintes regras
o área de jogo: linhas laterais, linhas finais, áreas de baliza
o não é permitido entrar na área de baliza
o não são permitidas violações flagrantes do drible
o não é permitido contacto
o o comportamento incorrecto é punido com exclusão de 2 minutos

Reposição da bola em jogo através de:
o lançamento de reposição: com um pé sobre a linha lateral
o lançamento de saída pelo guarda-redes
o lançamento livre no local da falta

Nas primeiras fases de desenvolvimento do jogo, os jogadores são muitas vezes tentados a abusar do drible e a não colaborar com os colegas de equipa. Na medida em que desde o início da abordagem o andebol é apresentado como um jogo de equipa, o drible será proibido com uma ressalva: será permitido o drible de andebol (3 passos – 1 drible unitário – 3 passos), quando usado em circunstâncias apropriadas

Os defensores podem actuar livremente; poderão tentar interceptar a bola mas não lhes é permitido qualquer contacto físico com os atacantes.

Observamos que não finalizamos muitas vezes. Para finalizar precisamos de ter posse de bola


Durante quanto tempo conseguimos manter a posse de bola?
Objectivo de aprendizagem: manter a posse de bola recebendo-a com as duas mãos.
Instrução: Recebe a bola com as duas mãos

Quando recebemos a bola com as duas mãos, melhoramos o controlo da bola e sofremos menos perdas de bola.

Para continuar a reduzir o número de perdas de bola precisamos de ar


mar imediatamente o braço logo que a recebemos, de modo a estarmos numa posição que nos permita realizar facilmente a acção seguinte. Receber e armar o braço (▲) estão completamente interligados.

(▲) armar o braço = colocar o braço em posição de rematar ou passar


2. Como podemos armar o braço de modo a permitir realizar rapidamente a acção seguinte?

Objectivo: armar imediatamente o braço logo que se recebe a bola
Instrução: eleva a bola imediatamente atrás e acima da cabeça logo que a recebes

Para evitar perder a bola quando passamos, só devemos passar a um colega que esteja a pedir a bola


3. Como podemos reduzir o número de perdas de bola quando passamos?

Objectivo: passar a um colega que esteja a pedir a bola
Instrução: só passas a um colega que te ”peça” a bola com as duas mãos e estabeleça contacto visual contigo.


Conservamos a posse de bola durante mais tempo mas não conseguimos marcar nas tentativas de finalização porque rematamos na direcção do guarda-redes.


4. Quando temos melhores possibilidades de bater o guarda-redes?

Objectivo: finalizar observando a posição e a movimentação do guarda-redes durante o remate
Instrução: observa o guarda-redes e remata para o lado da baliza que não está protegido.


Agora, já estamos a ter em conta a posição do guarda-redes. Para continuar a melhorar as nossas possibilidades temos que de forma continuada identificar – observar – validar as nossas próprias oportunidades


5. Quando criamos as nossas próprias oportunidades de finalização?

Objectivo: criar oportunidades de finalização recebendo a bola em movimento em direcção à baliza
Instrução: recebe a bola em movimento na direcção da baliza adversária

Quando não podemos aproveitar a oportunidade de finalização e somos forçados a passar, surge a necessidade de nos reposicionarmos




6. Onde nos vamos reposicionar?

Objectivo: reposicionar-se atrás do colega que tem a posse de bola
Instrução: após passares recupera para uma posição atrás da linha da bola


7. Como podemos continuar a melhorar o nível de jogo na primeira Forma Básica de Jogo de 3x3?

Nem todos os problemas de jogo podem ser resolvidos dentro da situação de jogo de 3x3, e é necessária a introdução de outras situações de aprendizagem para o nível de jogo melhorar.

Para proporcionar melhores oportunidades de aprendizagem recorre-se a formas parciais de jogo.

Os problemas específicos da situação de jogo e consequentemente as actividades de aprendizagem são contempladas dentro de uma das três seguintes estruturas parciais, ou formas parciais de jogo:

Finalização e impedir finalização (F/IF)

Criar oportunidades de finalização e impedir oportunidades de finalização (COF/IOF)

Organizar o ataque e impedir a organização do ataque (OA/IOA)

A qualquer momento o professor pode interromper a forma parcial de jogo para voltar à forma básica de jogo, de modo a avaliar os progressos verificados no nível de jogo.







Forma parcial de Jogo relativa à FINALIZAÇÃO



Forma parcial de Jogo relativa à finalização: enunciado do problema


O maior problema relativamente à finalização deriva do facto de, apesar de os jogadores criarem várias oportunidades de finalização, marcarem poucos golos, porque o atacante perde no confronto directo com o guarda-redes. Com muita frequência o remate acerta no guarda redes, porque o aprendiz não observa para onde deve rematar.
Observar o guarda-redes é então prioridade:


- Onde é que o guarda-redes está colocado?

As situações de jogo devem ser escolhidas de modo a que os jogadores disponham de tempo suficiente e que seja possível rematar com pouca ou nenhuma oposição defensiva

No caso de haver dificuldades de execução que impeçam o sucesso do remate, teremos que recorrer a formas de exercitação do remate.

DESCRIÇÃO

Os jogadores não marcam golo porque não observam a posição do guarda-redes




Forma parcial de jogo relativa à finalização: objectivos

DESCRIÇÃO

Os jogadores marcam golo porque observam a posição do guarda-redes



Forma parcial de Jogo relativa à finalização: actividades de aprendizagem


1. Jogo da Linha - VÍDEO CD2 /

Actividade de aprendizagem
Jogar 3x3 num campo de mini-andebol. Cada equipa defende com 3 guarda-redes (▲1) que estão posicionados na área de baliza. A equipa atacante tenta rematar para além da linha (contra a parede …).

Durante o jogo aplicam-se as seguintes regras:

- os 3 guarda-redes não podem interceptar a bola aos atacantes fora da área de baliza.
- não é permitido rematar em arco nem driblar
- assim que os atacantes rematam, a equipa que defende pode sair em contra-ataque, após recuperação de bola. Porém a equipa só pode finalizar após todos os seus jogadores saírem da sua área.


(▲1) propositadamente utilizamos a designação 3 guarda-redes (3 jogadores a defender DENTRO da área de baliza) para evitar qualquer confusão sobre a possibilidade de os defensores poderem entrar na área de baliza



2. Por que é um golo anulado?

Os jogadores rematam pisando a linha da área de baliza ou entram dentro da área de baliza

Objectivo: os jogadores rematam sem pisar a área de baliza
Instrução: quando rematares não entres na área de baliza


3. Como podemos aumentar o tempo de tomada de decisão quando rematamos

Objectivo: armar o remate logo que se recebe a bola
Instrução. Coloca a bola atrás e acima da cabeça logo que a recebes.


4. Como damos prioridade à pontaria em vez da força no remate à baliza?

Objectivo: os jogadores finalizam com um remate picado
Instrução: Finaliza com a bola a bater no chão

A utilização do remate picado, por um lado favorece naturalmente coordenação do movimento correcto; por outro lado o remate clássico, assim, é menos forte e mais fácil de defender, requerendo a necessidade de uma maior precisão de remate.


5. Para onde rematamos tendo em conta a posição do guarda-redes?


Actividade de aprendizagem
Jogar 3x2 num campo de mini-andebol com 4 (2x2) balizas (colchões, bancos suecos…). Ambas as balizas são defendidas por um guarda-redes. Um defensor joga fora da área de baliza

Objectivo: rematar para fora do alcance do guarda-redes
Instrução: jogando em equipa tenta marcar o maior número de golos possível e de preferência marcando na baliza que não está ser defendida

6. Como podemos melhorar a execução do remate clássico

Para tal teremos que introduzir as tarefas baseadas no jogo relacionadas com a finalização




Tarefas baseadas no jogo relacionadas com a finalização


1. Enunciado do problema: os jogadores rematam contra o guarda-redes
Objectivo: rematar para o lado aberto da baliza
Actividade de aprendizagem: observar qual é o lado aberto da baliza

- O jogador começa com a bola em ambas as mãos, ao sinal do professor (VAI!) corre em direcção à baliza. Ao mesmo tempo o guarda-redes vira-se para a bola e desloca-se para o lado esquerdo ou para o lado direito da baliza. O jogador deve rematar para o lado da baliza que ficar aberto.
- Idem, mas o guarda-redes permanece no meio da baliza e ora estende os braços para cima, ora adopta uma posição agachada. O atacante deve rematar para um dos cantos para a parte superior ou inferior da baliza em conformidade com a postura do guarda-redes
- O mesmo desenvolvimento – o jogador começa por fazer um passe para receber de volta em movimento para a baliza. O guarda-redes toca num poste e posiciona-se junto ao outro.



2. Se o aprendiz for capaz de realizar um passe de 10 a 12 metros, então qualquer das formas de jogo descritas estão dentro das suas possibilidades. Se a técnica utilizada é ou não correcta não é assunto prioritário.


No entanto, o professor pode observar que a taxa de sucesso aumenta quando a técnica de remate melhora. Então o professor pode decidir exercitar o remate




Actividades de aprendizagem: passe clássico

Descrição do passe clássico de acordo com a análise dos erros


-Descrição para o jogador dextro
O jogador segura a bola com as duas mãos na posição inicial. Durante o primeiro passo (esquerdo) e o segundo passo (direito) a bola é levada até pelo menos a altura da cabeça (de preferência ligeiramente acima) e para trás. O movimento de remate ocorre durante o terceiro passo.

Prestar atenção a:

• Boa coordenação cruzada
Para uma correcta execução do remate, é necessário realizar 3 passos, os quais permitem um óptimo armar do braço. Com um movimento de armação correcto é raro acontecer uma errada coordenação cruzada (os jogadores dextros de uma forma natural colocarão o pé esquerdo à frente, cfr. posição de tiro ao arco para os mais pequenos…)

• Cotovelo elevado
Se a bola estiver armada acima (ou pelo menos à altura) da cabeça o cotovelo estará automaticamente elevado Quando o cotovelo está baixo a bola é mais empurrada do que rematada.

• Manter uma posição alta
Durante o remate requer-se que o jogador mantenha uma posição elevada em vez de se inclinar para uma posição baixa (remata sempre por cima de uma corda, isto é ao nível do ombro)

• Ampla abertura do braço
O movimento de armação do remate deve ter uma grande amplitude (nada de braço curto, o braço de remate deve estar praticamente estendido)




Forma Parcial de Jogo relativa à CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES



Forma Parcial de Jogo relativa à criação de oportunidades: enunciado do problema


Os jogadores de andebol menos experientes são muitas vezes inseguros, pouco criativos e preferem com frequência que sejam os “melhores” a finalizar. O seu jogo não é orientado para a finalização e tentam desfazer-se da bola o mais depressa possível. Quando possuem a bola não se movem em direcção à baliza e não observam nem o defensor nem a baliza de modo a descobrir uma oportunidade de finalização. Os jogadores que não têm intenção de atacar a baliza não constituem ameaça para a defesa, que rapidamente identifica este ponto fraco do ataque e modifica o comportamento defensivo em conformidade

Também se observa que os jogadores que tentam o remate cometem determinados erros que os impedem de marcar golo. Por exemplo, acontece com frequência os jogadores receberem a bola parados. E dessa posição ainda tentam o remate, muitas vezes de distâncias demasiado afastadas da baliza. Se eventualmente repara que está demasiado afastado, dribla em direcção à baliza sem ver o que se passa à sua volta, acontecendo muitas vezes ter um defensor por perto que lhe tira a bola. Tudo isto acontece por não ter recebido a bola em movimento em direcção à baliza.


DESCRIÇÃO

Os jogadores não criam oportunidades:

porque não realizam uma acção em direcção à baliza

porque recebem a bola parados




Forma Parcial de Jogo relativa à criação de oportunidades: objectivos

A determinação dos problemas de jogo anteriormente enunciados com respeito à criação de oportunidades de finalização conduzirá à delimitação dos seguintes objectivos específicos de aprendizagem

Os jogadores criam oportunidades

recebendo a bola em movimento

realizando a acção em direcção à baliza


Forma Parcial de Jogo relativo à criação de oportunidades: actividades de aprendizagem

A sequência de actividades de aprendizagem corporiza a linha de aprendizagem preconizada. Se esta linha de aprendizagem se mostrar insuficiente e for necessário simplificar ainda mais, o professor introduzirá as tarefas baseadas no jogo.


1. Tarefa VÍDEO CD1
Um defensor defende 3 entradas no campo. Para finalizar, o possuidor da bola terá que correr através de uma das entradas. Os jogadores apercebem-se que não conseguem atravessar a entrada quando recebem a bola em movimento, porque desta maneira eles conseguem vantagem sobre o defensor.
A seguir os atacantes realizam a mesma tarefa, mas agora só com duas entradas

2. Tarefa: jogar 3x3 para 1 baliza

Enunciado do problema: os jogadores que não têm intenção de atacar a baliza não são ameaça para a defesa.
Objectivo: O atacante com posse de bola deve realizar sempre uma acção visando a baliza
Actividade de aprendizagem: o possuidor da bola tem sempre que realizar uma acção de ataque à baliza




3. Tarefa jogar 2x2 para 2 balizas VIDEO - CD1

Podemos considerar que uma situação de 2x1 é bem sucedida quando um dos atacantes fica isolado numa posição de rematar sem oposição de um defensor.
O atacante sem bola tem que fornecer ao possuidor da bola uma oportunidade de passe. Um passe a um jogador melhor posicionado tem sempre prioridade sobre o drible ou sobre o duelo 1x1.
O ajustamento temporal é crucial (o momento em que o possuidor da bola passa ao colega).
O possuidor da bola deve esperar até que o defensor decida vir atacá-lo. (=obrigatoriamente) Isto só acontece quando o possuidor da bola se revela uma real ameaça.


4. É claro que se os jogadores ainda tiverem dificuldade em lidar com as formas parciais de jogo atrás descritas a grande lacuna pode ser encontrada na pobreza da exercitação da situação de 2x1.

Neste caso teremos que introduzir as tarefas baseadas no jogo relativas à criação de oportunidades


Tarefas baseadas no jogo para a criação de oportunidades


Enunciado do Problema: os jogadores passam a bola demasiado cedo ou demasiado tarde
Objectivo: os jogadores são capazes de passar a bola no momento certo
Actividades de aprendizagem: 2 atacantes e um defensor. Não há remate à baliza. Ganha-se ponto quando o atacante com bola consegue PENETRAR em corrida na área de baliza. Por isso é permitido correr indefinidamente com a bola. O defensor pára o ataque se tocar no possuidor da bola.

O jogador com posse de bola deverá prestar atenção aos seguintes princípios:

• Move-te em direcção à baliza enquanto houver espaço livre

• Passa ao colega livre quando o defensor vem ao teu encontro

• Não passes demasiado cedo – o defensor deve estar claramente mais perto de ti do que do teu colega

• Não passes a bola demasiado tarde de modo a que o defensor não tenha qualquer possibilidade de a interceptar


Instrução para o jogador sem bola:

• Move-te de maneira a poderes receber o passe do teu colega a qualquer momento. Quer isto dizer que nunca deves estar alinhado com o defensor e a bola.




Forma parcial de jogo relativa à ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE: enunciado do problema



No andebol é necessário adoptar um posicionamento adequado no campo. Para ocupar adequadamente o espaço do campo é importante entrar em linha de conta com a amplitude e profundidade do ataque.

Os jogadores:

• correm fundo de mais e ficam parados demasiado perto área de baliza.

• posicionam-se demasiado perto uns dos outros e não ocupam toda a largura do campo

• ficam parados após efectuarem um passe


Frequentemente designado como “circundar” o defesa


Para além de um bom posicionamento, cada jogador deve apoiar permanentemente as acções dos colegas


Forma parcial de jogo relativa à organização do ataque:

A determinação dos problemas de jogo atrás formulados para organizar o ataque levará o professor a colocar os seguintes objectivos de aprendizagem

Os jogadores:

• não correm para demasiado perto da área

• utilizam toda a largura do campo

• reposicionam-se após efectuarem um passe (movimento de “piston”)




Forma parcial de jogo relativa à organização do ataque:

A sequência de actividades de aprendizagem corporiza a linha de aprendizagem preconizada. Se esta linha de aprendizagem se mostrar insuficiente e for necessário simplificar ainda mais, o professor introduzirá as tarefas baseadas no jogo.


1. Tarefa ------Vídeo CD1
Jogar 3x3 (situação 3x2) com área restrita (só é permitida a entrada ao possuidor da bola) em frente da área de baliza.

Enunciado do problema: na maior parte das vezes os jogadores adiantam-se demasiado, provocando:
• dificuldade de recepção da bola
• impossibilidade de receber a bola em movimento
• após receber a bola pisam a área adversária devido à falta de espaço


Por isso criamos uma área de mais ou menos 3 metros onde o atacante sem bola não pode entrar

A PROFUNDIDADE no ataque permite-te manter a posse de bola (sem profundidade os jogadores não conseguem ficar livres para receber o passe) mas acima de tudo, é absolutamente necessário receber a bola em movimento.


2. Utilizar toda a largura do campo


Área onde se joga o jogo dos “10 passes” (???) – após um sinal a equipa que estiver em posse de bola passa a atacar – ocupando o mais rápido possível as três posições de primeira linha.

A AMPLITUDE no ataque é necessária para obrigar a defesa a abrir – o que implica que as posições laterais devem ser sempre ocupadas


o As posições laterais são mais importantes que as posições centrais
o As posições de trás são mais seguras que as posições próximas da área de baliza

Por isso, na nossa primeira forma básica de jogo ocupamos as 3 posições da primeira linha (lateral esquerdo, central e lateral direito)


3. Não ficar parado após efectuar um passe

Os 3 atacantes ocupam as 3 posições da primeira linha (esquerda, centro e direita). Eles têm que passar duas vezes da esquerda para a direita antes de poderem rematar à baliza

Objectivo: reposicionar-se após efectuar um passe

Os jogadores inexperientes colocam-se muitas vezes muito próximos uns dos outros ou demasiado próximos dos defensores porque não recuperam para a sua posição inicial no campo.
Nomeadamente, após passe o jogador deve reposicionar-se (▲) para depois ter possibilidade de receber a bola em movimento em direcção à baliza. No andebol isso quer dizer que o jogador dá profundidade ao ataque ao afastar-se da área de baliza (= para a primeira linha)


(▲) De modo a ficar em condições de receber a bola eu afasto-me da área de baliza para uma posição a partir da qual eu possa novamente receber a bola em movimento em direcção à baliza sem ser travado pelo defensor.

4. Como podemos continuar a melhorar o nosso posicionamento e reposicionamento

Para isso temos que introduzir as tarefas baseadas no jogo relativas à organização do ataque.




Tarefas baseadas no jogo para a organização do ataque


1. Enunciado do problema: os jogadores viram costas à baliza para se reposicionar
Objectivo: os jogadores reposicionam-se de frente para a baliza
Actividade de aprendizagem:
Movimento repetido com 3 jogadores de primeira linha que continuamente regressam a um cone. O retorno ao cone faz-se sempre de frente para a baliza, isto é sem dar meia volta.


2. Enunciado do problema: os jogadores arrancam demasiado cedo
Objectivo: inicia o movimento quando puderes receber a bola, ou seja, no momento em que o teu colega arma o braço.
Actividade de aprendizagem:
Movimento repetido com 3 jogadores de primeira linha que continuamente regressam a um cone.

Quando se inicia o movimento?
O maior erro é arrancar demasiado cedo – a posição inicial é boa, mas porque antecipa demasiado o movimento o atacante vai ter o defensor muito perto quando for receber a bola

3. Enunciado do problema: a continuidade dos passes é interrompida devido a má recepção de bola.

Descrição da recepção de bola de acordo com a análise dos erros

Prestamos atenção a:

• recepção da bola em movimento
Não parar para receber a bola. Os jogadores inexperientes muitas vezes interrompem o movimento para ‘esperar’ pele bola.

• dedos a apontar para cima, polegares voltados um para o outro
Uma boa técnica é necessária para evitar lesões das mãos e dos dedos.


• os pés orientados na direcção da corrida (voltados para o alvo)

• Nota
Queremos frisar novamente que, no andebol, receber e armar o braço são inseparáveis.







AVALIAÇÃO



OBJECTIVOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM

O Jogador

o Não dribla desnecessariamente
o Recebe a bola com as duas mãos
o Arma o braço imediatamente após receber a bola
o Só passa a alguém que esteja a “pedir” a bola
o Recebe a bola em movimento
o Realiza uma acção orientada para a baliza quando tem a posse da bola
o Não remata para o guarda-redes
o Posiciona-se adequadamente à largura do campo e desmarca-se
o Mantém e recupera a profundidade do ataque



FPJ FINALIZAÇÃO

O Jogador

o Arma o braço imediatamente após receber a bola
o Só remata à baliza quando não há nenhum defensor no caminho
o Observa o guarda-redes durante o remate – observa a posição e a acção do guarda-redes
o Remata para o espaço livre da baliza
o Remata para o lado contrário ao deslocamento do guarda-redes
o Só tenta o remate em caso de boas oportunidades (suficientemente perto da baliza)



FPJ CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES

O jogador em posse de bola

o Tenta fixar o defensor através de ameaças credíveis
o Só passa a um colega quando o defensor vem directo a si
o Passa sempre para diante do colega em movimento para a baliza
o Realiza um passe tenso em vez de bola alta
o Apercebe-se da posição dos colegas e dos defensores

O atacante sem bola

o Oferece sempre uma oportunidade de passe ao colega com bola
o Mantém sempre contacto visual com o possuidor da bola
o Pede a bola com as duas mãos
o Movimenta-se para a área de baliza no momento certo
o Recebe a bola em movimento



FPJ ORGANIZAÇÃO DO ATAQUE

O jogador

o Mantém a amplitude do ataque
o Repõe a profundidade do ataque após ter passado
o Não vira as costas à baliza quando repõe a profundidade do ataque (não dá meia volta…)
o Mantém a visão geral do jogo e da baliza
o É paciente e não precipita o ataque demasiado cedo





PAPEL DE TREINADOR



Para além do papel de jogador, os aprendizes também podem desempenhar um importante papel auxiliar de treinador.

O papel de treinador na Forma Básica de Jogo 1 compreende as seguintes competências:

- O treinador conhece os principais pontos-chave e os princípios de jogo que fazem parte da Forma Básica de Jogo 1
- O treinador verifica se os pontos-chave e os princípios de jogo são aplicados pelos jogadores
- O treinador é capaz de interromper o jogo
- O treinador demonstra que ponto-chave ou princípio não foi aplicado




PAPEL DE ÁRBITRO



Os aprendizes desempenham o papel de árbitro na FBJ1 indicando as faltas que ocorrem durante o jogo e as respectivas sanções
O papel de árbitro na situação de jogo 3x3 num campo de mini-andebol compreende as seguintes competências:

O árbitro conhece e aplica as seguintes regras:
Passos exagerados
Linhas do campo
Entrada na área de baliza
Duplo drible
Contacto físico

- os árbitros são capazes de interromper o jogo

- os árbitros indicam e demonstram a falta ou a penalidade