quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curso de treinadores de Andebol, Branislav Pokrajac

CURSO DE TREINADORES
DE
ANDEBOL




Intervenção do Prof. Branislav Pokrajac








O ANDEBOL DE FUTURO








BEOGRADO
Julho89






O ANDEBOL DE FUTURO




O Prof. Branislav Pokrajac começou por abordar genéricamente o grande desenvolvimento do andebol no mundo, focando mais especificamente a actividade que está a ser desenvolvida nos continentes asiáticos e africanos.
A vitória dos asiáticos nos jogos Olimpicos de Seul(equipa feminia campeã, equipa masculina finalista) dão todas as garantias quanto ao impacto que vai ter na modalidade em todos os continentes.
Estes resultados põem em causa o “Modelo” de jogador que estava caracterizado por um Atleta de elevada estatura e envergadura, sendo os atletas de baixa estatura considerados como não tendoqualidades fisicas básicas para futuro no andebol.O paìs que melhor defendia esta tese quer no plano do recrutamento, quer em resultados desportivos alcançados foi a União Soviética(URSS) que possuía grandes atletas na selecção assim como nos clubes.
Os asiáticos apresentaram um “Modelo” de jogo e lógicamente de jogador completamente oposto e com excelentes resultados obtidos nos Jogos Olimpicos Seul 88.Estes atletas eram baixos mas possuiam uma rapidez de execução numca vista anteriormente, o jogo era disputado a alta velocidade sem perder de eficácia e assim ganhava grande espectacularidade perante os adeptos da modalidade e punha em causa os modelos tradicionias de recrutamento e selecção de atletas para o andebol de élite.
Na opinião do Prof. Basnilav concluía que, o caminho a percorrer pelo continente africano vai sêr identico, no que diz respeito ao continente europeu não vai haver grandes mudanças nas principais equipas.
A Federação Internacional de Handball(IHF) estava muito preocupada com o futuro da modalidade após os Jogos Olimpicos de Moscovo onde a violência e a brutalidade tinham deixado marcas muito negativas parra o andebol .Com a alteração das regras e introdução das novas regras, Lei da Vantagem, Jogo passivo e Falta atacante e com os resultados obtidos nos J.O. de Seul88, recuperou-se o potencial da modalidade a todos os níveis e o crescimento verificado após estes jogos foram de grande importancia para o futuro da modalidade.
Neste momento há um grande entusiasmo no Mundo pela prática da modalidade em todos os continentes, o crescimento e desenvolvimento da modalidade em numero de praticantes é notável.
Face a esta nova “Ordem” do andebol após os JO Seul88, o recrutamento e selecção de atletas, os métodos de treino, os contéudos dos exercícos têm de ter uma nova construção e um novo enquadramento que irei demonstrar em seguida na pratica.(esta aula fantástica foi seguida de uma aula pratica(treino)
Quais os elementos mais importantes a referenciar nesta nova “ERA” do andebol.












1-O JOGADOR TEM MAIS LIBERDADE DE ACÇÃO EM JOGO


A defesa não pode agarrar e bater no atacante e deste modo o atacante tem de ter muita confiança para pensar e decidir adequadamente.Neste momento é necessário fazer muitas fintas para o atacante se libertar das marcações feitas pelos defensores.É pois importante implementar um maior numero de fintas nos exercícios de treino e se possivel, fazer várias fintas o mesmo tempo que se desloca com e sem bola.
No andebol tradicional tudo era mais fácil, fazia-se uma finta e mais tarde outra...e outra...., neste momento fazem-se várias fintas ao mesmo tempo ou seja, realizam-se várias acções simultãneas.
Os atletas a que chamamos “Talentos” têm as suas fintas próprias e não vale apena estarmos preocupados em ensinar essas mesmas fintas aos outros colegas.Estes atletas precisam pois de treinar mais tempo, havendo sempre o cuidado de alertar os companheiros para que não sejam criadas situações de privilégios na equipa.
A finta é um elemento técnico muito apreciado pelos espectadores que apreciam num atleta inteligente, criativo, imaginativo e que rejeita aquele atleta brutal, esterótipo e conflituoso.


2-INTERPRETAÇÃO DAS NOVAS REGRAS

-falta atacante
-lei da vantagem
-jogo passivo

Com estas regras, pode-se jogar mais tempo no ataque mas para isso tem de se enquadrar as novas regras de forma a tirar vantagem. A finta o drible e a utilização destas novas regras são decisivos, contudo, não quer dizer que a rapidez diminua ou a eficácia seja limitada ou reduzida.
Tipos de trajectórias utilizadas pelos jogadores atacantes:



Andebol
tradicional actual futuro





1 trajectória 3 trajectórias 7 trajectórias
(forte) ( forte e débil (multi-trajectórias)
passag. Braço)


Se cada jogador da 1ª linha fizer 7 fintas(acções), quer dizer que o somatório das acções da 1ª linha dá um somatório de 21 acções técnicas, o que vai dificultar as acções dos defesas na situação de 1x1 .
A razão da dificuldade de jogar mais tempo ao ataque deve-se a dois factores:

-qualidade técnica dos atletas
-preparação psicológica

Não podemos jogar muito tempo no ataque e se os jogadores não tiverem boas soluções de técnica individual e a capacidade de interligar os vários elementos técnicos que têm ao seu dispôr.
Um bom ataque não é igual a “golo”. Um bom ataque tem de durar o tempo necessário para subjugar a defesa, se o ataque não subjuga a defesa, não pode sêr considerado um bom ataque, visto que pode-se assim perder muitos ataques, por falha na finalização ou na zona de finalização.
Relativamente aos conceitos de defesa, uma “boa “ defesa é aquela que obriga à presença de uma ataque qualitativo, que condiciona o ataque, nestas circunstâncias a defesa pode jogar só com os braços mas, deve principalmente jogar com as pernas.

Face ao exposto temos 3 tipos de problemas:

-posição básica da defesa
-movimentos da defesa
-como impedir as acções dos atacantes

Os jogadores tem dificuldade em interpretar a sua posição na defesa, têm que ser motivados a mehlorrar o trabalho defensivo de pernas, quer na posição base, quer nos vários movimentos na relação atacante-defensôr.
A zona de defender é entre os 7 e 9 metros e é nesta zona que se define a posição base.O movimento de defender não é um movimento natural, no entanto este deve ser o mais rápido possivel.Até agora este movimento tinha de ser lateral , frontal , mas devido à realização de movimentos rápidos e em maior numero de situações, temos de utilizar muitas vezes a corrida simples em vez de movimentos especificos laterais e frontais. O mais importante é poder realizar as tarefas defensivas com eficácia e antecipação(acção e reacção).
Quando a bola anda no “ar” a defesa deve usar qualquer técnica desde que seja a mais eficaz para interceptar e ou impedir o atacante de controlar e continuar o ataque.É assim que aparece a competitividade na defesa por parte dos atletas.
(Ideias defendidas por Prof. Branislav Pokrajac, acerca da interpretação e aplicação das novas regras)





3-TEATRO(na atitude contra ou perante o adversário)


O defesa deve percepcionar o local de passagem do atacante e provocar o contacto faltoso.Como se pode resolver esta situação? Fazendo teatro para dificultar a interpretação por parte dos arbitros.
Esta situação é muito fácil de conquistar por parte doa defesa, quando o atacante tem só uma finta ou uma trajectória forte e o defesa conhece bem esses elementos do comportamento por parte do atacante.O teatro é uma técnica ou comportamento que começa hoje a ser treinada e estimulada pelo treinador aos seus jogadores.Deve-se fazer novos exercícios para melhorar este técinca por parte dos defesas.
Naturalmente que tambem o atacante tem os seus movimentos que vão dificultar a atitude do arbitro, neste momento poucos jogadores fazem teatro, mas num futuro próximo todos os jogadores vão ter de utilizá-los em jogo aumentando a espectacularidade das acções(ataque/defesa), mas por outro lado vai provocar por parte dos espectadores um desejo de ver os pormenores das acções dos jogadores em jogo.




4-JOGAR SEM BOLA( FINTAS E SIMULAÇÕES )


Todas as modalidades utilizam esta técnica a finta e a simulação.No andebol vai ser cada vez masis importante este comportamento técnico, cada jogador que joga na defesa é cada vez masi competititvo, a defesa tem um conjunto de percepções que facilitam a descoberta dos momentos”certos” logo, a actividade do atacante está no futuro, mais dificultada.Os atacantes sem bola tem de pensar como jogar sem a mesma para subjugar a defesa(principio teórico de uma boa defesa).Alguns jogadores sem bola, não sabem o que fazer com a bola, se perguntassemos, o que ele vai fazer com a bola ? a resposta concerteza seria, não sei !....imagine o que pensariam os outros jogadores atacantes sem bola para poderem entrar no jogo(ataque continuado).Esta situação de incapacidade momentãnea leva à perda da bola.Perante esta situação teremos de concluir que é muito mais fácil jogar sem bola, mas com eficácia, o problema tem outra dimensão de dificuldade e execução.
No andebol tradicional o atacante recebia a bola, aproximava-se do defesa, e ou sofria falta ou rematava à baliza.
No andebol de futuro o atleta recebe a bola em andamento(não parado ou estático) já depois de ter feito uma finta e, antes de sofrer falta do defesa passa a bola em boas condições evitando assim a paragem do ataque e permitindo a conquista da superioridade numérica do ataque(2/1).
A realidade do nosso andebol é bem diferente: os atletas estão estáticos e movientam-se só quando tem a bola, com esta situação surgem alguns problemas na selecção e detecção dos laterais, esta selecção e detecção tem de ser mais rigorosa.Para se ser um bom lateral não basta ter uma boa mão e um bom braço para rematar com potência, é preciso também saber jogar sem bola, tomar a iniciativa de se movimentar na direcção da bola ou no sentido contrario da bola.O jogador que jogar na posição de lateral deve sêr alto, rápido, habilidoso e naturalmnte utilizar a técnica de movimentos com e sem bola adequadamente. Depois destas selecção é preocupação dos treinadores integrar nos novos atletas estes elementos técnicos muito importantes para a evolução do jogador e do jogo.
Os jogadores que só sabem efectuar um movimento( trajectória forte) só podem jogar andebol em ataques planeados com esquemas pré definidos e mecanizados, este comportamento faz parte do andebol tradicional e sem qualquer dimensão no futuro.
Tem-se assim, assistido nos ultimos anos uma evolução siginificativa na defesa o mesmo não se tem verificado no que diz respeito ao ataque.
Nos ultimos JO Los Angeles84 e Seul88 e no ultimo campeonato mundial disputado na Suiça, todas as equipas jogaram e utilizaram defesas abertas.Dizer que a União soviétrica jogou 6x0 é um falso problema, efectivamente jogaram num sistema 1x5 o que altera completamente o conceito de defesa.
Hoje em dia já não se joga o mais o tradicional 5x1 visto que o defesa avançado, descai estratégicamente para as zonas laterais deixando assim o clássico 5x1.
Os argelinos começaram a jogar 3x3 na defesa combinando com defesa individual, no principio parecia ridiculo tal sistema ou estratégia de jogo, mas hoje é dificil vencer aquela defesa e os resultados obtidos pela selecção argelina foram excelentes na participação nos JO Los Angeles 84 e no Campeonato mundial disputado na Suiça.





5º DRIBLING

Esta técnica basica vai ser muito utilizada no futuro, devido às defesas abertas ( activas e reactivas), os atacantes embora utilizem a finta ainda se encontram longe da área do remate e por isso terão de recorrer ao dribling para se aproximarem da zona de remate.
De qualquer forma a utilização destes dois (finta e dribling) não vai diminuir a velocidade do ataque.O futuro do andebol vai ser um pouco diferente do andebol tradicional, quer para as defesas(atitude competitiva), quer dos atacantes com múltiplas actividades com e sem bola.
Quando a defesa não falha e o ataque não marca, deve-se aumentar o tempo de ataque, à que saber definir e diferenciar o ataque curto(tempo), acção curta(intervenção do atleta).

A defesa individual vai melhorar ainda mais, quase todas as equipas, fazem-se neste momento duas substituições de 2 jogadores, muitos dos jogadores não jogam bem na defesa, substituindo-se por especialistas, mas no futuro próximo todos os jogadores vão jogar bem na defesa e no ataque, não havendo necessidade de substituir os jogadores devido á velocidade do jogo e dos jogadores(mais bem preparados e profissionalizados) e a técnica de jogo de elevada eficácia.
No futuro as posições fixas das defesas, vão tender a acabar e os defesas que jogam nos 10, 12 metros, não trocam de marcação quando os avançados entram para os 6 metros ou trocam de lugar, continuam a acompanhar os atacantes até pararem o ataque e de seguida ocupam novas posições na dita defesa clássica.
O ataque vai melhorar de rendimento quer nas conretizações em zonas até agora pouco exploradas. Os laterais vão rematar no lado contrario da posição especifica, desta forma a defesa vai aumentar o “pressing” ou a zona de “pressing”, como forma de resolver estas novas atitudes dos atacantes.

Este resumo da intervenção do Prof. Pokrajac tendo como tema o Andebol do futuro, tem a vantagem de mostrar o pensamento e análise do autôr e as suas preocupações quanto ao andebol no futuro e quais as preocupações dos treinadores nas suas áreas de intervenção. Deste modo achei por bem voltar a publicar com algumas correcções de linguagem a referida palestra com a presença do referido Professor na FCDEF-UP em março 2001, registada em relatório apresentado em 1989.Esta intervenção fei feita no ambito do curso de treinadores de Andebol de “Alta Competição”, com uma sessão pratica restrita aos treinadores yugoslavos tendo colaborado a Selecção Nacional “B” da Yugoslávia.
Por cortesia e devido às relações de amizade e institucionais foi-me autorizado a presença, tendo a colaboração do Engº Debic Harvoje , sido muito importante, para além dos ensinamentos traduziu na integra a referida lição de andebol.(estavam presentes 200 treinadores de andebol yugoslavos)